No sábado passado centenas de visitantes espalhados pelo Longwood Gardens, – nos Estados Unidos – para ver uma instalação de iluminação de 23 hectares, do artista Bruce Munro. Embora Munro descreva a instalação como, simplesmente, “anotações do sketchbook que foram realizadas” ,é tudo, menos uma tarefa simples. Oito grandes outdoors, duas instalações no Grand Conservatory, e uma coleção de esculturas iluminadas no Music Room, mantêm os visitantes hipnotizados por horas.
‘Light:Installations’, pela primeira vez, foi exibida fora da Inglaterra. A instalação permanecerá no parque até o dia 29 de setembro desse ano.
A exposição ‘Ligth: Installations” no Longwood Gardes, inclui:
Forest of Ligth (Floresta de Luzes): é uma floresta serena de 20 mil hastes iluminadas, ao longo do percurso da floresta.
Water-Towers (Torre de Águas): é um labirinto monumental de 69 torres no prado de água, que parecem se mover em um baile brilhante, conforme mudam de cor, sincronizadas com a música.
No Watterlilies (Lírios de água), Munro homenageia o icônico lírio de água do parque, fazendo flutuar CDs cintilantes no Large Lake.
Próximo dos bancos, o Field of Light (Campo de Luz), de 7 mil caules, atrai os visitantes para seu brilho encantador.
Arrow Spring (Flecha Primavera) mistura, artisticamente, o esplendor das salvias e o brilho dos LEDs, para criar ‘riacho’ na encosta sinuosa da colina.
Para a Candlelight (Luz da Vela), na casa na árvore do parque, Munro coloca velas iluminadas ao longo das vigas, e espelhos angulares para o reflexo da luz brilhante.
Dentro do Conservatory, recebe seis Snowballs (Bolas de neve) suspensas. Cada lustre tem mais de nove metros de diâmetro, e envolve 127 esferas de vidro.
Light Shower (Ducha de Luz) faz ‘chover’ mais de 1.600 gotas de luz sobreo chão do Fem Floor, cirando uma refelxão magica, que intensifica a instalação.
Finalmente, o Music Room, recebe a coleção de seis pequenas esculturas do artista – Beach without Sand, Restless Fakir, Gnasher’s Big Raspberry, Boogie Woogie Tower, Rapunzel’s Towers and Mettabhavana.
Munro fez pequenas contribuições em shows no EUA no passado, incluindo a exibição Contemplating The Void, no icônico Guggenheim, de Nova York; e um show na Pratt Manhattan Gallery.
Até agora, seus trabalhos mais conhecidos são CD Sea, no Long Knoll Field, e o Field of Light in The Holburne Museum in Bath and the Eden Project, na Cornualha. Seu trabalho também pode ser admirado na Catedral de Salisbury e o no Museu Victoria & Albert, em Londres.
“Longwood Gardens está muito contente em receber a primeira exibição em grande escala de Bruce Munro nos EUA.”, disse Paul Redman, o diretor. “Seus criativos trabalhos vão encantar e deslumbrar nossos visitantes com sua beleza e ingenuidade, mas também irá inspirá-los a ver e experenciar os jardins de uma forma totalmente nova.”
Artista: Bruce Munro
Evento: LIGHT: Installations
Quando: 9 de junho a29 de setembro, 2012
Onde: Longwood Gardens, na Kennett Square, Pensilvania
Fotografias: Mark Pickthall, Corriette Shoenaerts e Bill Hill